O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder

18:38:00

"Dessa maneira a filosofia se libertou da religião. Podemos dizer que os filósofos da natureza deram os primeiros passos para o estabelecimento de um método científico de pensar, fundamentando todas as ciências naturais que surgiram depois." (Pág. 45)

Pouco tempo antes de completar 15 anos de idade, Sofia Amundsem começa a receber alguns pacotes inesperados na caixa de correspondências da família. Ora bilhetes com questionamentos acerca da existência, ora postais destinados a uma tal de Hilde, mas que devem ser interceptados por ela. Até que um dia a jovem encontra uma carta através da qual descobre ter sido escolhida para efetuar um curso especial. Um verdadeiro filósofo se dispõe a lhe explicar a história da Filosofia, desde a Grécia Antiga até o século XX, sem nenhuma justificativa aparente. A partir desse momento se inicia a sua jornada em busca de respostas para as mais diversas perguntas. 

Essa é a premissa básica de O Mundo de Sofia e ao longo do livro nós acompanhamos todo o curso de Filosofia, passando pelos pré-socráticos, pela retomada do pensamento filosófico guiado pela religião durante a Idade Média e pelos diversos estudiosos da Idade Moderna, até chegar a indivíduos como Freud, Sarte e Simone de Beauvoir na Idade Contemporânea. Em paralelo a essa série de cartas, e posteriormente aulas presenciais, existe um toque de suspense relacionado aos postais recebidos por Sofia, além das incertezas acerca da identidade e da motivação do seu professor. 

Durante mais ou menos metade do livro, a trama se resume às aulas de Filosofia e às consequentes mudanças na vida de Sofia, tanto na sua forma de ver o mundo como de se relacionar com as pessoas, já que a jovem intensifica seus questionamentos e por vezes Jorunn, sua melhor amiga, e sua mãe não conseguem lidar muito bem com isso. Porém, em um dado momento o mistério envolvendo uma garota chamada Hilde e seu pai, um major que está passando uma temporada no Líbano, passa a ganhar destaque. 

A estrutura optada por Jostein Gaarder para desenrolar esse curso é muito bacana, pois consegue reunir os pontos mais importantes das teorias dos principais filósofos ocidentais de maneira simplificada, com o objetivo de garantir um fácil entendimento acerca da obra desses estudiosos. Ao mesmo tempo, há uma introdução do contexto histórico vivido por esses indivíduos e, assim, o autor consegue também explorar aspectos da História, da Literatura e da Ciência. Afinal, todas as áreas do conhecimento são originadas na Filosofia. Ou seja, além de apresentar conceitos básicos dessa área, Gaarder promove uma compreensão sobre a aplicação desses pensamentos no cotidiano, fator essencial para o aprendizado da Filosofia, principalmente em relação ao público infanto-juvenil, alvo do livro. 

Outro elemento interessante dessa parte do enredo é o posicionamento de Sofia e de seu misterioso professor Inicialmente, o curso é fornecido através de cartas, que funcionam como um material didático. Depois de um tempo, tendo sua identidade revelada, o filósofo começa a realizar encontros com sua aluna e ministrar aulas de fato. Nesse novo formato, Sofia tem a chance de fazer interrupções e apresentar suas dúvidas sobre a temática tratada, o que evidencia o seu progresso nos estudos filosóficos, já que o ato de questionar é um dos pontos fundamentais da Filosofia.

Até por volta da página 300, período em que a obra se resume aos ensinamentos sobre a história da Filosofia, eu estava amando a leitura. Como já mencionei, o desenvolvimento efetuado pelo autor é muito interessante e essa foi uma oportunidade de eu rever tudo aquilo que estudei sobre essa ciência ao longo dos anos. Entretanto, quando a existência da personagem Hilde recebe destaque e o seu papel na história é revelado, minha relação com o livro começou a mudar. A partir desse momento, são introduzidos alguns elementos fantasiosos que me incomodaram, já que não gosto tanto desse tipo de enredo. Os capítulos começam a intercalar a trama de Sofia e a de Hilde, sendo que apenas a da primeira garota, a qual nós acompanhamos de perto desde o início, realmente me interessava.

Essa mudança na narrativa me fez questionar um tanto o intuito do autor. A forma como o Jostein Gaarder escolheu construir essa obra evidencia o seu caráter infanto-juvenil, principalmente com a introdução desses componentes fantásticos, visando despertar a curiosidade de crianças e jovens sobre a Filosofia. No entanto, esse é um estudo bastante complexo e, apesar de resumido, o conteúdo do curso estudado por Sofia ainda apresenta conceitos que, acredito eu, não são tão facilmente apreendidos por indivíduos com certa idade, até porque boa parte deles tem um contato tardio com essa matéria nas escolas. O meu caso com o livro exemplifica isso, visto que tentei realizar sua leitura quando tinha nove ou dez anos e acabei deixando de lado. Na minha opinião, mesmo sendo infanto-juvenil, O Mundo de Sofia é uma obra mais interessante para aqueles que já estudaram essa ciência em algum momento, pois permite ao leitor relembrar conceitos filosóficos e períodos históricos abordados principalmente durante o Ensino Médio.

Por mais que os trechos fantasiosos da trama de Hilde não tenham me agradado tanto, eles não tiram o mérito do restante da obra. Me envolvi muito com a história de Sofia e sua vontade de aprender, de compreender melhor a sua existência, aspecto que só aumentou o meu desejo de continuar estudando Filosofia, principalmente as correntes da contemporaneidade. Outro ponto que me deixou bastante feliz foi o questionamento da protagonista acerca da participação da mulher na História e os momentos de indignação dela e de seu professor sobre o caráter de submissão e opressão vivido pelo feminino na sociedade. O autor fez questão de reforçar a necessidade da igualdade entre os gêneros, abordando inclusive o feminismo na reta final da obra. O Mundo de Sofia carrega uma história muito rica e está super recomendado para os amantes da Filosofia.

"Se o cérebro das pessoas fosse tão simples ao ponto de podermos compreendê-lo, nós seríamos então tão estúpidos que não conseguiríamos fazê-lo." (Pág. 360)

Minha Estante #105
Título: O Mundo de Sofia
Autor (a): Jostein Gaarder
Páginas: 568
Editora: Seguinte
Nota: 4/5
Onde comprar: Amazon 

Livro representante da Noruega para o projeto Lendo o Mundo





Já leram O Mundo de Sofia ou outro livro de Jostein Gaarder? O que acharam? Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

0 comentários

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe