U'Yara, rainha amazona, de Margarida Patriota

19:45:00


U'Yara é a herdeira da tribo Og, uma civilização no meio da Floresta Amazônica na qual as mulheres comandam. Guerreiras, conselheiras.. Todos os cargos superiores e de confiança do reino pertencem ao sexo feminino, de modo que as funções inferiores, como manicuros e limpadores, pertencem aos homens. Como a mãe da garota morreu após o parto e o pai não pode assumir o poder, Murumu, sua tia, passa a atuar como regente.

Essa governante faz o que pode para castigar a sobrinha, inventando missões impossíveis para a garota e até colocando-a para dormir pendurada numa árvore, tudo para tentar fazer com que U'Yara desista de ocupar o trono ao atingir a maioridade. Aos poucos, a jovem vai amadurecendo e começando a ter ideias para o seu governo, sendo a principal delas a instituição de um tratamento igualitário para ogos e ogas.


U'Yara, rainha amazona é um livro infantil muito bacana para introduzir a temática da igualdade entre os gêneros durante a infância. Situada numa tribo amazônica caracterizada pela superioridade das mulheres, a obra retrata aspectos da fauna e da flora da região, apresenta uma história que mistura intrigas familiares, política e amizade, além de salientar o significado e a importância da luta feminista.

Ainda hoje, muitos confundem o feminismo com o femismo. O primeiro corresponde à busca por direitos iguais entre homens e mulheres, enquanto o segundo seria a ideia de que a mulher é superior ao homem (o oposto do machismo). Através de uma sociedade na qual o sexo feminino lidera e a herdeira do trono anseia proporcionar os mesmos cargos e direitos para toda a população, o livro de Margaria Patriota evidencia o conceito do movimento feminista, apresentando essa ideologia de maneira simples e didática para as crianças.

Não sou uma grande fã de livros infantis, confesso, portanto a leitura foi um pouco arrastada para mim. Porém, se você gosta de histórias desse tipo ou pretende presentear uma criança, U'Yara, rainha amazona está recomendado. As intrigas entre a protagonista e a tia, seus momentos com o melhor amigo Mandi, sua vontade de lutar para ajudar seu povo, enfim, toda a trama, pode ser bem empolgante para o público alvo da obra.


Minha Estante #68
Título: U'Yara, rainha amazona
Autor (a): Margarida Patriota
Páginas: 141
Editora: Saraiva
Nota: 3/5
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino
Livro cedido em parceria com a agência Oasys Cultural


Já conheciam U'Yara? O que acharam da história? Me contem nos comentários!
Beijos e até o próximo post!

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

0 comentários

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe