Livros para o #LeiaUmNacional

20:17:00

Olá, pessoal! Entre o final desse mês e o começo do próximo irá ocorrer a Bienal Internacional do Livro em São Paulo. Infelizmente eu não poderei ir, mas vários autores nacionais estarão por lá e para incentivar a leitura de escritores do nosso país a Iara, do blog e canal Conto em Canto, decidiu fazer um projeto chamado #LeiaUmNacional. 
Para contribuir com essa iniciativa tão bacana, decidi recomendar para vocês alguns livros nacionais que eu li e gostei bastante. Vamos lá?

Uma Duas, de Eliane Brum

Sinopse: Esta obra trata da relação entre mãe e filha. Desde que seu pai deixou a família, diante de circunstâncias surpreendentes, a jornalista Laura e sua mãe, Maria Lúcia, mantêm uma relação distante, quase inexistente. Porém, um sério problema de saúde de Maria Lúcia acaba forçando a convivência das duas novamente.
"O relacionamento entre a Laura e a Maria Lúcia é bastante complicado, mistura ódio, raiva, amor, e apesar desse misto de sentimentos e do choque que a história dessas duas causam ao leitor, essa relação entre mãe e filha representa algo real. Uma Duas é um soco no estômago." Para conferir o restante da resenha desse livro, só clicar aqui.

Se Arrependimento Matasse, de Alma Cervantes


Sinopse: Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. 
"Em poucas páginas, apenas 246, Alma Cervantes consegue desenvolver um suspense envolvente, um mistério que não deixa você parar de ler até que ele seja revelado. E o final disso tudo? Surpreendente." Para conferir o restante da resenha desse livro, só clicar aqui.

Vida Organizada, de Thais Godinho

Sinopse: Muito se fala em organização. São muitos os métodos e conceitos que transformam o desejo de ser organizado em algo quase inalcançável, como se precisássemos ser perfeitos e deixar a casa com cara de revista de decoração todos os dias. Mas quem tem tempo para isso quando a rotina é tão insana que não sabemos se cuidamos da casa, da família, do trabalho ou dos nossos sonhos primeiro? 
"Vez ou outra, abro o meu exemplar numa página aleatória e busco incorporar no meu roteiro daquele dia algo indicado nela. Mais do que um simples guia ou um acumulado de dicas. Vida Organizada é um livro motivacional, que impulsiona o público a querer se organizar para fazer as coisas acontecerem e tirar todos os seus planos do papel." Para conferir o restante da resenha desse livro, só clicar aqui.

Capitães da Areia, de Jorge Amado


Sinopse: Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

Presos que Menstruam, de Nana Queiroz

Sinopse: Carandiru feminino. A brutal vida das mulheres tratadas como homens nas prisões brasileiras Grande reportagem sobre o cotidiano das prisões femininas no Brasil, um tabu neste país, Nana Queiroz alcança o que é esperado do futuro do jornalismo: ao ouvir e dar voz às presas (e às famílias delas), desde os episódios que as levaram à cadeia até o cotidiano no cárcere, a autora costura e ilumina o mais completo e ambicioso panorama da vida de uma presidiária brasileira. 
"Presos Que Menstruam é um forte compilado de relatos que retratam uma triste realidade do nosso país, a qual muitas vezes preferimos ignorar e fingir que não nos diz respeito, aumentando o sentimento de indiferença da sociedade brasileira." Para conferir o restante da resenha desse livro, só clicar aqui.

Espero que tenham gostado das minhas indicações! Tentei colocar livros com estilos diferentes para agradar a todos e deixar vocês sem desculpas para não ler um nacional esse mês hahahaha Todos os indicados ganharam cinco estrelas no meu Skoob Goodreads
Já leram algum deles? Tem alguma obra nacional para me recomendar? Comentem!
Beijos e até o próximo post! 

♥ Banco de Séries | Facebook | Filmow | Goodreads | Instagram | Skoob | Twitter | YouTube ♥

You Might Also Like

2 comentários

  1. Esse dos presos que menstruam foi o que mais me chamou atenção,tá na minha lista desse mês♥
    Também estou participando do #LeiaUmNacional ♥ Beijos

    http://dreamydepernasproar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presos que Menstruam é muito bom, espero que goste. Boas leituras! Beijos ♥

      Excluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe