Gêneros Literários

14:35:00

Oi meus amores! 
Hoje em dia são tantos gêneros literários que às vezes nos perguntam: "Qual livro você está lendo?" e dá até medo de dizer o gênero, para não dizer errado e passar vergonha. Para acabar de uma vez por todas com essa confusão que dá na nossa mente, eu resolvi fazer uns posts explicando mais sobre cada gênero. Para começar, hoje eu vou explicar: chick-lit, sick-lit e distopia. Vamos lá? 
  • Chick-lit 
Chick-lit é o gênero voltado para o sexo feminino, chamado por muitas pessoas de "literatura para mulherzinha". Nesses livros, a personagem principal é uma mulher moderna, com idade entre 15 e 30 anos. Neles, são abordados todos os mais diversos temas relacionados ao mundo das mulheres, de uma maneira leve e divertida. A principal característica desse gênero é o humor, algo essencial. 
Alguns exemplos de livros desse gênero são: 


  • Sick-lit 
Calma, não confundam. O primeiro gênero desse post foi o CHICK-lit, esse é o SICK-lit, completamente diferente. O sick-lit é o gênero que engloba aqueles livros com histórias não tão felizes, gênero que vem fazendo muito sucesso e chamando atenção atualmente. Se você for traduzir o termo ao pé dá letra, vai encontrar o termo "literatura doente". Isso já pode te dar uma ideia de como são essas histórias: narrativas tristes, depressivas e melancólicas, com alguns temas como: depressão, doenças graves e bullying. 
Alguns exemplos de livros desse gênero são:


  • Distopia 
A distopia é um gênero literário que traz o oposto da utopia (onde tudo é certinho, perfeito, como num sonho). Normalmente, as histórias desses livros se passam numa sociedade que vive sob um regime bastante rígido. Além disso, os livros distópicos também apresentam outras características, como a crítica social e política e a referência a um futuro inventado a partir dos problemas do nosso mundo no presente.
Alguns exemplos de livros desse gênero são:



No próximo post sobre Gêneros Literários, vou falar sobre: young adult, new adult e coming of age. Aguardem. 
Beijos!

You Might Also Like

14 comentários

  1. Amei este post, amo o livro a A CULPA É DAS ESTRELAS, Parabéns :)

    bolaprafrentekarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. PS: Esqueci de dizer: o livro jogos vorazes eu não li ainda mais o filme eu baixei e assisti e amei, garotas de vidro também é um livro perfeito e bem feito.....

    BEIJOS.....

    KAROL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não assisti o filme porque quero ler os livros primeiro.. Também quero ler Garotas de Vidro, parece ser muito bom. Beijos :)

      Excluir
  3. Eu estou providenciando a compra de um destes agora olha o site:
    www.livrariasaraiva.com.br

    Eu encontrei livros lá e...... Me apaixonei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca comprei nada pela Saraiva, mas um dia ainda farei isto. :)

      Excluir
  4. Estou lendo agora, Garotas de Vidro, acho até que enrolei com esse livro, mas com certeza não é por ele ser ruim. Por que GDV é o máximo, adorei a história e a autora escreve de um jeito que prende de verdade. É mais por que estou sem tempo para ler mesmo kkkk.
    De qualquer forma, os outros são ótimos. Principalmente Jogos Vorazes, que merece 6 estrelas. Divergente eu li o primeiro livro e adorei. A Culpa... nem preciso falar que adorei e finalmente temos Extraordinário. Que eu tentei comprar duas vezes, mas não consegui )+
    Esse livro está sempre fugindo de mim kkkkk


    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou necessitando de Garotas de Vidro, Jogos Vorazes, Divergente e Extraordinário, não vejo a hora de comprá-los! hahaha Beijos :)

      Excluir
  5. Verdade, é tanto gênero que até me confundo haha! Adorei o post explicativo!
    Ando gostando bastante de ler sick-lits e distopias.
    Adoro Jogos Vorazes e gosto de Feios, apesar de estar com receio de ler os dois últimos livros da série.

    Beijos!
    Borboletas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confunde mesmo hahaha Também estou gostando muito de sick-lits *-* Beijos!

      Excluir
  6. Daí o meu gênero preferido é a distopia, mas ando tendo lindas surpresas com o sick-lit, 3 dos 4 títulos que você citou, eu já li e são incríveis! Aliás, está rolando promoção de "Extraordinário" no meu blog, se não tiver lido ainda, passa lá! xD
    Mas menina, quando sai a continuação desse post? Tô louca para saber o que é Coming of Age! Nunca tinha ouvido nada parecido *o*
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou correndo lá participar, quero muito esse livro! hahaha Acho que sai no final de semana, passo no seu blog para avisar. Beijos! *-*

      Excluir
  7. Adorei o post. *-* Definitivamente o meu gênero favorito é distopia. Como eu amooooo viajar para outro mundo quando abro um livro de distopia, principalmente em Divergente ♥ Amo demais, demais.
    Beijinhos,
    www.depoisdevoar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju! Ainda não li uma distopia, mas quero muito ler Divergente, vai ser um ótimo começo hahaha Beijos *-*

      Excluir

Não vai sair sem deixar um comentário, né? Sua opinião é muito importante para mim.
Por favor, deixe o link do seu blog no final do comentário, assim poderei retribuir a visita.
Obrigada. Volte sempre!

Layout por Gabrielle Oliveira. Tecnologia do Blogger.

Leitores

Subscribe